JENIPAPO FM
Publicidade
Lagarta/SE
Min.
Máx.
Chuvas podem ajudar a melhorar abastecimento
15/03/2019

Chuvas podem ajudar a melhorar abastecimento

O volume registrado até o momento já indica uma elevação significativa na média histórica registrada em Sergipe nos últimos 30 anos

O volume de chuvas, registrado nesta quinta-feira (14) em todo o estado, pode favorecer os principais reservatórios hídricos de Sergipe. A mudança climática foi identificada pelo Centro de Meteorologia de Sergipe (Cemese) em todas as regiões.

“E isso traz um aumento considerável no abastecimento dos corpos hídricos que cortam Sergipe. Podendo haver, também, a regularização do abastecimento de água”, explicou o meteorologista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Overland Amaral.

No Baixo São Francisco e Alto Sertão, por exemplo, a média acumulada foi de 74mm. Já no Centro Agreste, o volume chegou aos 60mm. No Centro-Sul e Sul choveu 50mm e a tendência é aumentar ao longo do dia. A capital, grande Aracaju e cidades dos vales do Japaratuba e Cotinguiba tiveram uma média acumulada de 40mm.

O volume derramado até agora, segundo Overland Amaral, já indica que a média que deverá ser registrada entre os meses de março a maio deste ano, deverá superar as últimas três décadas. “Entre os meses de março, abril e maio, as médias foram de 550mm no Leste e Litoral, no Sertão 255mm, do Agreste 330mm. Já a previsão para o mesmo período, neste ano, é de 563ml para o Leste e Litoral, 277mm no Sertão e Agreste é de 360mm”, informou.

Para o meteorologista, o aumento previsto pode amenizar os efeitos da seca no estado, predominante há alguns meses. “O sistema de zonas de convergências demonstra que a influência das correntes marinhas do Atlântico Sul tem sido positiva. E isso favorece a presença de chuvas. Com isso é provável que as condições sejam favoráveis a um aumento da média geral. A ação do El Niño já está em processo de declínio e isso é provado com o aumento do volume das chuvas”, acrescentou.

Contudo, ainda de acordo com o Cemese, é preciso que a chuva continue conforme a previsão para o processo de regularização climática. “Essa condição climática deve seguir nos próximos dias de forma intercalada. E, se continuar dessa forma, temos fortes indícios de melhoria nos reservatórios”, finalizou Overland.

Fonte: lagarto como eu vejo
TRIBUNA DO POVO
12:00 as 14:00
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Segunda & sexta feira - Lagarta/SE
Ligue agora
(79) 3644-1037
Horário de atendimento
08:00 AS 18:00 HS