JENIPAPO FM
Publicidade
Publicidade
CARUARU/PE
Min.
Máx.
junho será de chuva forte e temperaturas baixas
07/06/2018

junho será de chuva forte e temperaturas baixas

Após um período de estiagem e dias de muito sol e calor, Sergipe começa a apresentar temperaturas mais baixas e a previsão do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) é de muita chuva para o mês de junho. O inverno inicia-se a partir do dia 21 deste mês, mas, a estação já começa a ser sentida no estado.

De acordo com o meteorologista Overland Amaral, houve um período veranico intenso no mês de maio, com poucas chuvas e muito calor, causado por anomalias climáticas. Esse ano o norte do Nordeste, nas regiões do Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Pernambuco, foi marcado por chuvas acima da média no período de fevereiro a maio, decorrentes dos sistemas de convergência intertropical. Isso deixou Sergipe, Bahia e Alagoas sob cargas de ar com alta pressão, bloqueando assim a entrada dos sistemas de chuva que geralmente ocorrem no mês de maio.

“Em seguida houve um ligeiro resfriamento do oceano atlântico sul, mas, que não foram suficientes e assim reduziram as chuvas e aumentou a insolação. Essa foi uma anomalia climática gerada pela quantidade de chuvas na região norte, jogando ar de alta pressão em Sergipe e toda região leste da Bahia. Mas, como o sistema de chuvas do norte do Nordeste finalizou, consequentemente estaremos agora tendo a maior incidência de chuvas no início de junho, com tendências de escoamentos de frentes e as zonas de convergência do Atlântico Sul”, explica Overland.

Dessa forma, o Centro de Meteorologia avalia uma forte tendência de chuvas, porém, dentro da média climática para o Estado de Sergipe. “Uma nova tendência é de que as chuvas devem se prolongar até setembro, porque não tem mais anomalias que venham bloquear. Deve ter uma maior incursão, fluidez de massas polares que chegam até a região sudeste e ao sul da Bahia e, portanto, provando também escoamento de ar mais frios sobre Sergipe e toda a costa leste”, acrescenta o especialista.

As temperaturas tendem a declinar a partir de agora. Já é possível notar em Sergipe temperatura mínima passando de 24°C para 21°C. No interior do Estado as temperaturas mínimas já atingem 19°C, podendo chegar a 17°C.

“No âmago de julho e agosto as temperaturas diminuirão no interior do agreste e sertão ficando em torno de 14 a 15°C mínima. Uma temperatura fria para a gente, porque temos temperaturas mínimas elevadas acima de 20 graus”, ressalta Overland.

Na capital aracajuana, o especialista prevê temperaturas mínimas entre 19°C e 20°C, ou até menos em alguns momentos. “As máximas devem oscilar entre 27 e 28°C e ter uma temperatura média de 24 e 25°C ou até menos em Aracaju. Temperaturas mais confortáveis”, disse o meteorologista.

 

Fonte: lagarto como eu vejo
HORA DO POVO
17:00 as 18:00
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Endereço de teste - CARUARU/PE
Ligue agora
(12) 3456-7890
Horário de atendimento
08:00 AS 18:00 HS